terça-feira, 15 de janeiro de 2008




Crimes do Carnaval

Existem vários crimes que, sem querermos, os fazemos. Mas depois somos penalizados por esses actos de acordo com o código penal.
Por exemplo, no Carnaval costumamos fazer várias “brincadeiras” (para nós são brincadeiras divertidas mas para as outras pessoas podem ser brincadeiras de mão gosto).
Agora vamos dar uma lista de algumas “brincadeiras” que podem ter consequências muito graves:

-ameaças de bomba;
-bombinhas de mau cheiro;
-bombas de Carnaval;
-pegar fogo a um papel e colocá-lo nos contentores;
-atirar balões de água/farinha/ovos/produtos tóxicos a pessoas;
-uso de armas de fogo, brancas…
-entre outras…

Em relação ao atirar balões de água, existem pessoas que o fazem para a via rodoviária, esses actos podem provocar grandes acidentes, por exemplo, se algum de nós atirar um balão de água para um carro que circula na via, esse pode-se despistar e até pode causar alguma morte. Mas também existem outras consequências provocadas por estes actos, pode haver conflitos entre os condutores dos automóveis e as pessoas que cometem o crime. Normalmente as pessoas não têm noção das consequências dos seus actos que podem provocar a sociedade.

As pessoas que cometem certos e determinados crimes são penalizadas de várias formas conforme o código penal. Os menores entre os 12 e os 16 anos de idade que cometem esses crimes pensam que por serem menores não lhes acontecem nada, mas estão COMPLETAMENTE enganados. Existem casas de correcção para onde podem ir, podem ser presos e mais tarde serem apresentados ao juiz, na presença dos pais, em que o juiz decidirá o que fazer com o acusado. Se for preso, pode ter uma pena grande ou pequena conforme o crime.

Tudo isto que escrevemos, devemos a apresentação dos agentes, Rosário e Patrocínio, da Guarda Nacional Republicana de Albufeira, que se disponibilizaram para vir à nossa escola informar todos os alunos dos crimes de Carnaval.






Divirtam-se no Carnaval, mas não se esqueçam... Pensem antes de fazer qualquer tipo de brincadeira que possa prejudicar alguém!

Sem comentários: